Saltar para o conteúdo principal
Aldeias da Serra da Lousã premiadas

Prémio da Paisagem 2022: dar visibilidade às aldeias

O ministro do Ambiente e Ação Climática entregou o prémio e as três menções especiais.

 

O Prémio Nacional da Paisagem 2022 distinguiu, mais uma vez, as melhores práticas na gestão e ordenamento da paisagem e o seu contributo para a economia local e o bem-estar das populações.

Este ano o prémio foi atribuído ao projeto “Aldeias da Lousã: onde as aldeias soam a único”, apresentado pela Câmara da Lousã.

O júri da 4ª edição do Prémio PNAP atribuiu três menções especiais a projetos que se destacaram pela qualidade e pelos impactos positivos nos respetivos territórios, designadamente: “Montalegre - Uma Ideia da Natureza! I Paisagem Agro-Silvo-Pastoril no Parque Nacional da Peneda-Gerês”, apresentado pelo município de Montalegre; “Renature Monchique”, apresentado pelo GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente; e “Da Serra d'Arga à Foz do Âncora - A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima”, apresentado pela Câmara de Caminha.

Na cerimónia de entrega dos Prémios o Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, salientou a relevância de colocar a Paisagem no centro das políticas públicas para a transição climática. Acompanhado pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, o ministro aproveitou o simbolismo do local, a antiga sala do jornal “O Século” para deixar a boa notícia: o Ministério do Ambiente e Ação Climática reforça o papel da Política Nacional da Paisagem no planeamento da sua ação política.

A atribuição deste prémio assegura a participação de Portugal no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, manifestando a vontade e o interesse nacionais em implementar a Convenção e contribuir para a divulgação de boas práticas que possam inspirar outros Estados Membros.

O Prémio Nacional da Paisagem é uma iniciativa da Direção-Geral do Território que tem merecido a adesão de autarquias, regiões autónomas, comunidades intermunicipais e Organizações Não Governamentais (ONG). Nesta 4ª edição estiveram em concurso 22 candidaturas, numa inequívoca demonstração de vitalidade dos bons projetos que se fazem com o contributo das comunidades. Aliás, o Prémio Nacional da Paisagem integrou, este ano, a programação da 5ª Conferência da Política Nacional da Paisagem, dedicada ao tema: A Arquitetura e Paisagem na Transição para a Sustentabilidade: Todos somos protagonistas.

E porque uma imagem vale mais do que mil palavras...

Vídeo dos projetos

A DGT

Direção-Geral do Território
Rua Artilharia 1, 107
1099-052 Lisboa
Portugal

Telefone (+351) 21 381 96 00
Contactos